8 de abril de 2008

Tese que da um ótimo resumo do estado teórico da EA atualmente

Encontrei há uns tempos atrás essa tese de mestrado muito interessante, é basicamente um resumão geral da teoria austríaca de hoje:


O Processo de Mercado na Escola Austríaca Moderna

"O objetivo desta dissertação é investigar as contribuições à teoria de processo de mercado feitas pelos principais economistas da Escola Austríaca desde o seu ressurgimento na década de setenta do século XX. Inicialmente situam-se os problemas tratados pela teoria de processo, apresentando-se as contribuições anteriores realizadas por Hayek nas décadas de trinta e quarenta, em especial o que ficou conhecido como o "problema do conhecimento" deste autor. A partir disso, estudam-se as contribuições das duas figuras principais do ressurgimento da escola, Ludwig Lachmann e Israel Kirzner. A investigação privilegia o estudo das implicações do subjetivismo para a teoria do processo de mercado do primeiro e a teoria da atividade empresarial do segundo. Segue-se com o debate ocorrido na década de oitenta que confronta as idéias desses dois autores a respeito da existência de uma tendência ao equilíbrio de mercado. Conclui-se com alguns desenvolvimentos mais recentes da teoria. A obra dos autores, o debate entre eles e as contribuições posteriores são analisadas sob o ponto de vista da epistemologia evolucionária de Popper."

3 comentários:

Juliano Torres disse...

Rafael, já coloquei um trecho dessa tese no blog, muito interessante. O Barbieri é professor da Mackenzie,la pelo menos o curso de economia deve ser um pouco mais voltado para a abordagem austríaca.

Rafael Guthmann disse...

Eu acho que ele pode falar um pouco da EA em aula, mas como a EA não está no currículo das cadeiras que ele dá.

Para se ter cadeiras especializadas na teoria austríaca, só fazendo phd na george mason.

Juliano Torres disse...

Então pode ter certeza que vou conseguir o meu lá! Hehehe