12 de abril de 2010

Notícias políticas

Bem pessoal, fazem uns 5-6 meses que não tenho postado nada no blog. Basicamente em razão da falta de inspiração.

Mas nos ultimos dias tenho participado de um interessante evento político em Porto Alegre. O partido libertário, o Liber, teve sua primeira reunião nacional no sábado. Compareceram, se não me engano apenas 17 pessoas, o companheiro Juliano (que é o atual presidente do partido) não pode comparecer. Eu sou um membro que não participa de forma muito ativa no partido, mas posso notar as dificuldades no processo de formação dessa organização. No Brasil é preciso juntar meio milhão de assinaturas autenticadas em cartório para formalizar um partido político. Essa restrição é recente, e muitos dos menores partidos políticos que atuam na cena nacional (como os PCdoB e cia.) não conseguiriam se formar devido a essa restrição, que segundo muitos membros do LIBER, foi criada para manter a cena política monopolizada pelos atuais partidos. E aparentemente, vai levar mais do que 2 anos para conseguirmos essas 500,000 assinaturas (essa é a atual meta), eu diria que apenas em torno de 2020~2025 que teremos um partido formado.

Uma crítica comum a formação de partidos políticos libertários no Brasil de hoje é que como o liberalismo ainda não venceu a batalha das idéias no meio acadêmico, a formação de um partido com esses ideais não representa um passo na direção correta, que seria focar todas as energias na batalha das idéias. Ou seja, antes de se formarem lideranças políticas liberais (ou "libertárias") seria preciso se formar um consenso acadêmico em torno do liberalismo. Eu pessoalmente acredito que o processo de formação política deve ocorrer paralelamente ao processo de difusão do pensamento nos circulos acadêmicos, e não como uma etapa posterior a formação de um consenso pelo liberalismo.

2 comentários:

GAbiRu disse...

pois é, não adianta colocar metas como se fosse proibitivo começarmos a mobilização política antes da [mobilização] nos centros acadêmicos. até pelo fato do pessoal mais 'de exatas', digamos assim, ser menos participativo em questões 'paralelas' ao curso que os das humanas. questão da relação entre tempo para estudar com eficiência e tempo para ficar fazendo reuniões e mais reuniões com um monte de porraloucas.

قمة الدقة للخدمات disse...

شركة كشف تسربات المياه بالاحساء
شركة تنظيف منازل بالقطيف